Friday, July 3, 2020

New Podcast: Ao Mar!

The first episodes of the Ao Mar! podcast are now available. Here's the idea:

O Instituto Brasileiro de Direito do Mar – IBDMAR apresenta o seu podcast oficial: “Ao Mar!”. Criado por iniciativa da Diretoria do IBDMAR, o podcast “Ao Mar!” segue os objetivos de disseminar informações sobre o Direito do Mar no Brasil e no mundo, informar sobre as diversas temáticas relacionadas a áreas específicas do Direito do Mar, ampliar o acesso ao conhecimento sobre o estudo jurídico de mares e oceanos e divulgar as diversas atuações do Instituto Brasileiro de Direito do Mar.

O podcast é um tipo de mídia, predominantemente em áudio, que veicula conteúdos sob demanda e com direcionamento específico a um tipo de público e tema. As vantagens do podcast são a praticidade e a atemporalidade, já que o ouvinte pode ouvir seu conteúdo em qualquer dia e horário, basta acessar o episódio na sua plataforma de streaming favorita. Assim, “Ao Mar!” é um podcast atrelado ao Instituto Brasileiro de Direito do Mar e um novo projeto para disseminar cada vez mais informação e conhecimento sobre o Direito do Mar no Brasil, fazendo parte da agenda de atuação do Instituto Brasileiro de Direito do Mar – IBDMAR.

Os episódios do podcast “Ao Mar!” são quinzenais e cada um deles traz uma entrevista com um pesquisador e profissional do Direito do Mar. O primeiro episódio foi publicado no dia 15 de junho e trata sobre o Direito do Mar no Brasil e no mundo e atuação do Instituto Brasileiro de Direito do Mar – IBDMAR com o convidado entrevistado Tiago Zanella, atual Presidente do Instituto Brasileiro de Direito do Mar. Nele, Tiago Zanella fala sobre seu primeiro contato com o Direito do Mar, a decisão de seguir nessa importante área do Direito e as diversas formas de atuação do IBDMAR. Um dos destaques do episódio é o momento em que Tiago Zanella reflete sobre uma época em que a “doutrina virou as costas para o mar no Brasil” e como o IBDMAR têm atuado para mudar essa realidade. Ouça aqui.

O segundo episódio, publicado no dia 30 de junho, recebe o convidado Leonardo Subtil em uma entrevista sobre a relação entre o Direito do Mar e Filosofia, a experiência no Tribunal Internacional do Direito do Mar e sua atuação como Vice Presidente no Instituto Brasileiro de Direito do Mar. Ao longo do episódio, a perspectiva filosófica de Leonardo Subtil sobre o Direito do Mar se mostra inovadora no estudo jurídico de mares e oceanos. Destaca-se sua fala sobre como “o Direito do Mar deve servir como um instrumento de liberdade” e que “não há limites de transformação para o Direito do Mar”. Ouça aqui.

Coordenado por André de Paiva Toledo, um dos diretores do IBDMAR, o podcast é produzido e apresentado por Lillie Lima Vieira, graduanda em Direito na Escola Superior Dom Helder Câmara e em Geografia na Universidade Federal de Minas Gerais, estagiária do Instituto.

“Ao Mar!” é distribuído pelo Anchor e está disponível em todas as plataformas de streaming, escolha a sua favorita no site https://anchor.fm/aomaribdmar. Curta e compartilhe com os amigos para ficar informado sobre o Direito do Mar!